Marcação pelo WhatsApp (73) 98185-1881

Exames Realizados  

Ultrassonografia Geral



A ultrassonografia é um exame que envolve a exposição de parte do corpo para as ondas sonoras de alta freqüência para produzir imagens do interior do corpo. Exames de ultrassom não utiliza radiação ionizante (como usado em raios-X). Como as imagens de ultrassom são capturadas em tempo real, eles podem mostrar a estrutura e movimento dos órgãos internos do corpo, assim como o sangue que flui através dos vasos sanguíneos.
Em alguns casos um estudo com Doppler pode ser parte de um exame de ultrassom, que é uma técnica que avalia o fluxo sanguíneo através de um vaso sanguíneo, incluindo as artérias principais do corpo e veias do abdome, braços, pernas e pescoço.

Dúvidas Frequentes

- Qual a diferença entre ecografia e ultrassonografia?
Não há diferença, são palavras sinônimas. 
 
- O que é uma ecografia ou ultrassonografia?
Ecografia é um exame que estuda as estruturas corporais, no que se refere aos órgãos, por meio de ondas sonoras, sem aplicação de radiação ionizante (raios-X). 
 
- De quais partes do corpo são realizadas ecografias ou ultrassonografias?
Ecografias ou ultrassonografias podem ser realizadas para avaliação da face (glândulas), pescoço, tórax, membros superiores e inferiores, abdome e pelve, músculos e tendões, órgãos sexuais e estruturas vasculares.
 
- Porque é preciso fazer ecografia ou ultrassonografia?
A ecografia ou ultrassonografia é um estudo que possibilita ao médico avaliar as estruturas superficiais e internas do corpo humano na maioria das situações diagnósticas.
 
- Há alguma contraindicação em que não seja possível fazer uma ecografia ou ultrassonografia?
Não. Exames de ecografia não são invasivos e não utilizam radiação ionizante (raios-X), tampouco meios de contraste. Principalmente por essas razões, não há contraindicação. Inclusive gestantes podem realizar exames desta natureza sem restrições.
 
- O que significa Doppler?
Um exame de ecografia ou ultrassonografia com Doppler significa que terá elementos de informação adicionais. Doppler é um método específico para exames, dentro da ultrassonografia ou ecografia, que informa a detecção de velocidades de fluxos sanguíneos dentro de vasos (artérias e veias) com registro em cores ou em gráficos. 
 
- Quando o médico pede exame com Doppler é porque há algum problema difícil de ver ou apenas por suspeitar de alguma irregularidade?
A descrição desta solicitação vai depender da suspeita diagnóstica, porque o médico pode estar com interesse focado na avaliação de vasos sanguíneos, bem como na vascularização de órgãos internos ou de lesões suspeitas. 
 
- Há alguma situação em que uma pessoa não possa fazer uma ultrassonografia ou ecografia com Doppler?
Não.

Copyrights ©2015: BDI - Brasil Diagnóstico por Imagem